Publicado por: gtomelin | setembro 17, 2009

DECRETO DE 1943 PODERIA TER MINIMIZADO O SOFRIMENTO EM 2008

Foto_05198_2009_MUm decreto do ex-deputado Honorato Tomelin, avô do Deputado Estadual Giancarlo Tomelin (PSDB), poderia ter evitado muitas tragédias na cidade de Blumenau.

Na tarde de ontem (16/09), o Deputado Tomelin levou para seu pronunciamento na Assembléia um documento de 1943 que já mostrava a preocupação de Honorato com o problema das cheias em Blumenau.

Projeto lei 1943O documento obrigava todos os moradores da cidade, donos de propriedades, a consultar o Departamento de Obras de Blumenau para iniciarem as suas obras de reforma e reconstrução. Estava descrito que, para as construções próximas ao rio Itajaí Açú, a cota mínima era de 17 metros.

“O proprietário que fizesse sua obra de acordo com o decreto seria beneficiado com 50% de desconto nos impostos do imóvel”, dizia o texto da proposta.

Mas quem não cumprisse essa lei, pagaria os impostos em dobro.

O Deputado Tomelin questionou porque que em 66 anos nenhum prefeito obedeceu ao decreto e cobrou as imposições feitas por ele.

“Tudo que acontece na nossa região não é imprevisível. As enchentes são previsíveis. A catástrofe custou cerca de R$ 3 bilhões de reais para reconstruir a cidade. Se o decreto fosse cumprido, não precisaria ter sido feito esse gasto exorbitante e muitas famílias seriam poupadas desse sofrimento”.

Segundo Tomelin, é necessário buscar uma solução de médio e longo prazo e talvez o canal extravasor seja a solução. “Nós precisamos ter uma solução definitiva para isso”.

Visite também o Twitter do Deputado Tomelin (PSDB)

Twitter: http://twitter.com/gtomelin


Deixe um comentário

Categorias